Ramal de Rezadores

Documentário

 

O projeto está produzindo um documentário interativo sobre Artes Devocionais, em especial as Ladainhas, através do olhar de um menino que se inicia como rezador no Ramal do Cataiandeua, lugar onde a tradição religiosa se perpetua pela devoção ao padroeiro São Miguel.

 

A narrativa passa pelo cotidiano dos rezadores e apresenta o menino Ricardo, de doze anos, que está se iniciando na ladainha. Ele passa a integrar uma relação intergeracional que permite fortalecer a arte devocional entre os moradores da sua comunidade. A trama se desenrola pelos passos do menino, trazendo nas situações corriqueiras a paisagem dos ramais do município de Abaetetuba-PA.

O conteúdo audiovisual do filme está sendo distribuído via redes sociais. O documentário tem por objetivo comunicar e interagir com a comunidade e o público em geral, abordando o patrimônio imaterial das ladainhas sob um ponto de vista poético, usando como estratégia de difusão a internet, que tem como efeito a ampliação da interpretação para além da esfera subjetiva, na qual se pressupõe a troca e a colaboração com interatores.

Contemplado no Prêmio ProEx de Arte e Cultura da UFPA 2020.

Siga nas redes sociais

  • Flickr
  • YouTube
  • Instagram
  • Facebook